domingo, 24 de maio de 2015

Medicina na Aldeia por palpite

Um velho médico que sempre trabalhou na zona rural, achou que tinha chegado a hora de se reformar após ter exercido Medicina por mais de 48 anos.
O jovem médico substituto para o seu lugar começou a acompanhá-lo nas visitas domiciliárias para começar a conhecer as pessoas e para que se habituassem a ele.

Na 1ª visita, uma mulher queixou-se que lhe doía muito o estômago, e o velho médico respondeu-lhe:

- Sabe, a causa mais provável é que você tenha abusado de frutas frescas. Porque não reduz a quantidade que come?
  Quando eles saíram da casa o jovem médico disse:

- O senhor nem sequer examinou aquela mulher, como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rapidamente?

- Ohhh, nem valia a pena examiná-la... Você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me baixei para o apanhar, notei que havia meia dúzia de cascas de manga um pouco verdes no balde do lixo.  É provável que isso lhe tenha causado as dores. Na próxima visita você encarrega-se do exame.

- Hum... Que inteligência! Vou tentar empregar essa técnica, disse o jovem.

Na casa seguinte, passam vários minutos a falar com uma mulher ainda nova que se queixava de uma grande fadiga: 

- Eu sinto-me completamente sem forças.

O jovem médico disse-lhe então:

- Você deu provavelmente muito de si para a Igreja. Se reduzir essa actividade talvez recupere um pouco da sua energia.

Assim que deixaram aquela casa, o velho médico questionou o novato:

- O seu diagnóstico surpreendeu-me. Como é que chegou à conclusão de que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos?

- Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou: deixei cair o meu estetoscópio e quando me baixei para o apanhar, vi o padre debaixo da cama!

Sem comentários:

Enviar um comentário